Toda a história dos partidos comunistas deve ser deitada ao lixo segundo Francisco Martins Rodrigues (FMR)
FMR em "A Internacional Comunista na Europa"(2004):
"Pode assim dizer-se, em balanço final, que a acumulação de forças promovida primeiro, na passagem do século, pelos partidos social-democratas, depois pelos partidos comunistas europeus, foi uma acumulação reformista, negativa do ponto de vista da revolução. O proletariado melhorou a sua condição material, elevou a sua capacidade organizativa, mas não avançou um passo no caminho da subversão da ordem do capital. Foi uma evolução geral, regular, inelutável, que não pode ser atribuída a esta ou àquela circunstância, às manobras geoestratégicas defensivas de Staline, ou às propensões reformistas de um Thorez ou um Togliatti. Tudo se passou como se não houvesse alternativa ao fracasso do projecto comunista na Europa."
Fonte da citação: Marxist Internet Archive
Aquilo em que FMR acertou
Podemos reconhecer que Francisco Martins Rodrigues acertou no panorama geral (detalhes à parte) do rumo de degeneração e auto-destruição do PCP, PCP(R) e UDP. Mas estas previsões acertadas a partir do livro "Anti-Dimitrov" de FMR inserem-se na sua crítica que simplesmente deita fora todo o movimento comunista internacional desde a revolução russa. Isto é uma política de terra queimada em termos de teoria comunista, algo que podemos comparar com os Estados Unidos terem sido capazes de acertar e matar alguns combatentes comunistas no Vietname através de bombardeamentos indiscriminados com Napalm das povoações vietnamitas. Como FMR arrasou com todo o movimento comunista mundial não só da sua época mas desde que foi formado pela Internacional Comunista, com a acusação de que tudo é reformista, ainda para mais numa época de refluxo, é natural que tenha acertado os alvos em algum lado, nomeadamente em Portugal.
Mas a outra face da moeda deste suposto "brilhantismo" teórico sobre a derrocada do movimento comunista em Portugal é perceber que FMR também contribuiu para ela precisamente porque virou as costas a reconstruir qualquer espécie de partido comunista e se dedicou a inventar a pólvora com uma "nova corrente" completamente oposta a todo um século de história do movimento comunista internacional. Para FMR não sobrou nada de bom do que os comunistas fizeram em todo mundo, mas na verdade do ponto de vista verdadeiramente comunista é da teoria de FMR que não resta nada de bom tendo em conta o seu verdadeiro enquadramento ideológico.
Isto foi ainda mais idiota do que a primeira parte! Por favor tenham algum bom senso na crítica que fazem 😭
ResponderEliminar