O Alavanca - MLM apela ao voto nulo no segundo turno das eleições brasileiras, a social-democracia é que alimenta o fascismo, nem Bolsonaro, nem Lula
Temos o maior contingente de imigrantes brasileiros a ser a parte mais explorada dos trabalhadores em Portugal a ser influenciados por estes revisionistas apoiantes de Lula. O Alavanca tem de se pronunciar. Votar em Lula para derrotar Bolsonaro é exactamente igual a votar no PS de António Costa para derrotar o partido fascista Chega de André Ventura, isto é, uma receita para eternizar o capitalismo, torná-lo mais reaccionário e alimentar ainda mais o movimento fascista.
Consideramos um erro grave a decisão de camaradas que de boa fé decidiram apoiar Lula para derrotar Bolsonaro e que ingenuamente esperam que haja diferenças na política económica e até na repressão entre um e outro, ignorando que Lula e Bolsonaro são apenas faces do mesmo Estado burguês e concretamente governam dirigidos pelo chamado "centrão" - que são os partidos burgueses que têm a maioria esmagadora no congresso brasileiro.
Não podemos deixar em claro este comentário de Sofia Manzano ex-candidata do PCB no primeiro turno desta eleição e principal porta-voz do PCB neste momento: "Todo marxista tem que fazer campanha para o Lula nesse 2 turno, se não, não é marxista. Não entendeu nada de Marx, Engels e, principalmente, Lênin." Repudiamos totalmente este comentário como falso e insultuoso do marxismo-leninismo, nada há mais falso que dizer que só é marxista quem apoia Lula, nós não queremos chegar a este extremo para denunciar o revisionismo dos camaradas do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e Unidade Popular pelo Socialismo (UP) que têm a mesma política de apoiar Lula em um suposto "taticismo" porque na verdade quem não é marxista são os que apoiam Lula, não são marxistas no sentido que abandonaram a estratégia revolucionária e são incapazes de serem sequer inimigos da social-democracia, quanto mais de derrotá-la. O PCB, PCR e UP estão a encher a sua propaganda de promessas falsas e de ilusões falsas para enganar a classe operária e todos os explorados e pobres do Brasil que com Lula o capitalismo será menos reacionário, que o nível de vida das massas vai melhorar e que haverá políticas "de esquerda". Tudo isto é completamente mentira. Ao enganar os explorados brasileiros estão também a enganar os explorados portugueses uma vez que o proletariado português é composto por muitos brasileiros que trabalham em Portugal. Se o Alavanca se calasse com esta traição de organizações comunistas brasileiras estaria a conciliar também com o revisionismo e a social-democracia portuguesa do PCP, do Bloco de Esquerda e do PS. Apelamos aos trabalhadores e aos explorados brasileiros em Portugal e no Brasil para votar nulo e não se deixar enganar pela falsa escolha capitalista entre Lula e Bolsonaro e para não se deixarem enganar com o falso anti-fascismo burguês de Lula e da esquerda que o apoia. Saudamos o Colectivo Cem Flores (que entrevistamos num nosso podcast no passado) e outras organizações dos comunistas e da esquerda brasileira que embora não tenham perfeita sintonia com o Alavanca em todas as questões político-ideológicas estão do lado certo nesta questão crucial de luta intransigente contra o capitalismo e contra a social-democracia e o fascismo.
Nem Lula, nem Bolsonaro, nem capitalismo, nem democracia burguesa, nem fascismo! Só é marxista-leninista quem não troca a sua estratégia revolucionária pelo "mal menor" burguês do momento! Socialismo ou barbárie! Proletários de todos os países uni-vos!
Comentários
Enviar um comentário