Avançar para o conteúdo principal

O Movimento Marxista-leninista - Alavanca apoia a revolta operária e popular no Cazaquistão

No Cazaquistão a maioria dos monopólios estrangeiros que dominam a economia muito rica em minério e combustíveis fósseis são do lado da União Europeia e dos Estados Unidos. Os grandes compradores da energia do Cazaquistão cujo preço duplicou para a sua população pobre e na miséria e causou a recente revolta operária e popular são precisamente do bloco ocidental UE-EUA-NATO. Na política o único "euromaidan" (como se chamou também a "revolução colorida" na Ucrânia) é do lado do próprio regime de Nazarbayev e Tokayev que promove ONGs e grupos nacionalistas pro-regime, pro-ocidentais e pro-nazis, este mesmo regime que cultiva fortes relações com a Rússia e com a China e que usa a Rússia e aliados como força invasora imperialista auxiliar é o mesmo regime que reabilita os colaboradores com os nazis na segunda guerra mundial. A Rússia e especialmente a China têm um domínio económico minoritário face o bloco imperialista ocidental da economia petrolífera cazaque, mas a China em particular tem se destacado pela repressão mais brutal nas empresas petrolíferas de que é proprietária em cooperação com o regime capitalista e terrorista cazaque. A Rússia, que perdeu obviamente muito poder económico durante quase 30 anos de presidência capitalista de Nazarbayev desde o fim da URSS em 1991, porque este orientou as privatizações para capitalistas ocidentais e não para os russos apesar da interdependência económica entre os dois vizinhos ser lógica e em certo nível mínimo incontornável, essa mesma Rússia tenta recuperar poder e influência no Cazaquistão servindo de tropa de choque e força invasora imperialista em prol do regime que em grande medida a hostiliza. No Cazaquistão UE, EUA, Rússia e China dividem furiosamente ora em cooperação entre todos ora em luta entre todos os despojos de guerra contra a classe operária e o povo pobre cazaque, um povo trabalhador que graças a recentes despedimentos colectivos na Chevron e graças à duplicação dos preços dos combustíveis não tem dinheiro para comer e para se aquecer durante este inverno que naquele país é de tipo siberiano. 

 

Em 2011 no Cazaquistão existiu uma greve histórica numa empresa petrolífera chinesa centrada na cidade ocidental de Zhanaosen que foi respondida com um massacre anti-popular pelo regime de Nazarbayev (disparos sobre manifestantes, sequestros, torturas, ilegalização de sindicatos e milhares de despedimentos e prisões), o histórico dessa greve é que então tal como hoje a população inteira saiu à rua em apoio às greves e enfrentando a repressão policial. Foi em 2011 que a ilegalização de todos os sindicatos no Cazaquistão atingiu as proporções que já conhecemos no regime fascista em Portugal. Em 2015 o Partido Comunista do Cazaquistão foi ilegalizado e foi o último partido opositor a ser ilegalizado precisamente porque era o mais forte. Hoje todos os partidos que existem no Cazaquistão legalmente e que participam nas eleições são pro-Nazarbayev, Nazarbayev que saiu da presidência há poucos anos para ganhar o título vitalício de "pai da nação" e presidente do "Conselho de Segurança" (o aparato de terrorismo de Estado, a repressão policial e o exército) e para ter a capital do país renomeada com o seu nome "Nur-Sultan" (o seu nome inteiro é Nur-Sultan Nazarbayev). 

 

Infelizmente, hoje em dia, a nível mundial uma grande parte dos partidos comunistas vindos da tradição pro-soviética juntam-se a um número crescente de partidos maoístas a apoiarem acefalamente a China e a Rússia e os seus crimes imperialistas e anti-comunistas no Cazaquistão. Existem mesmo aqueles, do lado do maoísmo, que continuam a dizer que a União Soviética era "social-imperialista" mas ao mesmo tempo dizem que hoje Putin é um "anti-imperialista". O mesmo se aplica cegamente a Nazarbayev, dizem que é um "anti-imperialista" aquele que foi o Gorbatchov do Cazaquistão e que reprime brutalmente os comunistas, os sindicatos e operários cazaques. 

 

Deste estado de coisas nasceu um movimento operário e popular espontâneo que não dá sinais de se render no Cazaquistão e que já desde 2011 sabe atacar os capitalistas e o regime de Nazarbayev com greves e manifestações que vão crescendo à medida que avançam e recuam com a repressão mas também com cada vez mais apoio popular. O Movimento Socialista do Cazaquistão é um partido comunista reorganizado e com forte presença entre os exilados cazaques que também tem sabido organizar uma forte solidariedade comunista e sindical internacional com a luta da classe operária cazaque. Este partido tem um forte apoio do Partido Comunista da Grécia e do Partido Comunista Operário Russo. 

 

Protestamos contra o uso de forças CSTO como gendarmes (CSTO é a sigla inglesa da Organização do Tratado de Segurança Colectiva que a Rússia lidera)! 

 

Protestamos contra a ingerência da Federação Russa nos assuntos do Cazaquistão e contra o possível uso pelas autoridades russas da experiência da supressão sangrenta da indignação do povo em outubro de 1993 na Rússia. 

 

Exigimos das autoridades do Cazaquistão que não permitam repressões contra o povo, exigimos a libertação de todos os presos políticos, incluindo os condenados por participar dos protestos de Zhanaozen em 2011. 

 

Exigimos liberdade de acção para os sindicatos, a abolição da proibição das actividades do Partido Comunista do Cazaquistão e a legalização das actividades do Movimento Socialista do Cazaquistão. 

 

Não há fascização dos regimes e autoridades da CSTO! 

 

Viva a solidariedade de classe! 

 

Viva o internacionalismo proletário! 

 

Trabalhadores da Rússia! Juntem-se à luta contra o poder do capital junto com os irmãos de classe do Cazaquistão! 

 

Subscrevemos as reivindicações dos nossos camaradas do Movimento Socialista do Cazaquistão. 

 

O Movimento Socialista do Cazaquistão exige: 

 

O fim imediato das hostilidades contra o seu povo e a retirada das tropas das cidades! 

 

Renúncia imediata de todos os dirigentes estatais de Nazarbayev, incluindo o presidente Tokayev! 

 

Libertação de todos os presos políticos e detidos! 

 

Garantia do direito de constituir sindicatos, partidos políticos próprios, de realizar greves e reuniões! 

 

Legalização das actividades dos banidos Partido Comunista do Cazaquistão e Movimento Socialista do Cazaquistão!

 

 

Apelamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras do país para implementar na prática a reivindicação dos operários petrolíferos executados de Zhanaozen - nacionalizar, sob o controle dos colectivos operários, toda a indústria extractiva e de grande escala do país 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alavanca: Méritos do KKE

Nota prévia: Podemos ter nos esquecido de alguma coisa. Mas queremos salientar o que o KKE fez de melhor desde a sua viragem à esquerda, viragem revolucionária, em 1991. Queremos elaborar uma lista aqui do que consideramos legado para o futuro da parte do KKE, apesar de termos grandes divergências com o KKE hoje. Isto é uma lista de princípios que se fossem sempre seguidos garantiriam o caminho marxista-leninista do KKE ou de qualquer outro Partido Comunista. Méritos do KKE: 1 - Crítica às Frentes Populares. 2 - Crítica à dissolução da Internacional Comunista em 1943. 3 - O universalismo (como nós lhe chamamos), a ideia de que todos os países têm mais em comum politicamente do que diferenças nas particularidades. Isto serve de base para a ideia do imperialismo como um sistema global e rejeita a ideia de que imperialistas são apenas alguns países. E isto também serve de base para a ideia de que deveria existir uma estratégia comunista global e que não existem tipos nacionais de socialis...

Alavanca: Apelamos ao voto nulo em Portugal inteiro nas eleições autárquicas e presidenciais de 2025

O Partido Comunista Português (PCP) actual não tem nada a ver com as suas origens e o seu passado e já não é um partido comunista e não tem ideologia marxista-leninista apesar das suas afirmações falsas a esse respeito. A prática deste PCP actual, nomeadamente desde 2015 com a sua aliança com o PS no contexto do governo da chamada "geringonça", perdeu todos os resquícios de carácter comunista ao deixar de ser pelo menos oposição a governos burgueses e à social-democracia do PS. Em termos teóricos e estratégicos, o que é tão ou mais importante porque mais tarde ou mais cedo a teroria e estratégia transformam-se em prática do dia-a-dia, o PCP deixou de ser comunista já em 1988 ao aprovar o seu programa da "democracia avançada" - um programa que perdeu todos os resquícios de carácter comunista que pudessem existir no programa anterior. A única função do PCP actualmente é dar má imagem aos comunistas em geral dentro de Portugal. O partido fascista Chega tem a vida facil...

Some principles of political and diplomatic relations between communist parties and organizations

Alavanca - Marxist-Leninist Movement Some principles that all communist parties and communist organizations must follow in their relations with other parties and organizations. We as communist parties or organizations have a duty to follow Marxist-Leninist principles in our political and diplomatic relations. In other words, where there is a communist party or communist organization, even if they are small, our duty is to prioritize relations with these parties or organizations and not with revisionist, social-democratic or bourgeois parties. We have a duty in managing our political and diplomatic relations to contribute everything we can to creating or strengthening communist parties or communist organizations (aiming to found the communist party) that are truly Marxist-Leninist. Our political and diplomatic relations have a responsibility, not only in our country Portugal, but throughout the world, to strengthen the truly Marxist-Leninist communist movement and combat revisionism...