Avançar para o conteúdo principal

A formação ideológica passada e presente do Alavanca - Movimento Marxista-leninista

Programa de formação ideológica que cumprimos em 2020/2021:


Módulo I

Princípios Fundamentais do Marxismo-Leninismo

Datas: Setembro – Outubro 2020

1) Documento de referência para estudo

Manifesto do Partido Comunista | Marx, Engels

2) Debate/Discussão

Que tipo de Organização Comunista?

O que existe e o que pretendemos. O partido comunista de novo tipo.

Módulo II

O 25 de Abril de 1974

Datas: Novembro – Dezembro 2020

3) Documento de estudo

A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril (a contra-revolução confessa-se) | Álvaro Cunhal.

4) Debate/Discussão

Revolução ou golpe de Estado em Portugal?

Temática que abrange desde o período final do fascismo e o 25 de Abril, mas também o PREC, o MFA, o 25 de Novembro, a implementação e consolidação do modelo democrático-burguês, a Constituição da República, etc.

Módulo III

O Sindicalismo

Datas: Janeiro – Fevereiro 2021

5) Documento de estudo

Sobre as Greves | Lenin.

6) Debate/Discussão

Sindicalismo – O que existe e o que é necessário

Conversas diagnósticas e críticas sobre a situação atual do sindicalismo em Portugal, complementadas com as lições da história e os exemplos do que sucede em outros países. A relação do sindicalismo com outras organizações revolucionárias.

Módulo IV

O Imperialismo

Datas: Março – Abril 2021

7) Documento de estudo

O imperialismo, fase superior do capitalismo | Lenine.

8 ) Debate/Discussão

Delinear com exactidão qual a realidade actual do capitalismo, os seus blocos em conflicto no contexto mundial e as suas ferramentas e processos. Quem são os inimigos dos povos, mesmo os que se travestem de “amigos” (ONGs, organizações partidárias oportunistas e revisionistas, o esquerdismo inconsequente, etc.). Discutir a UE, a OTAN e outras uniões imperialistas. O eurocomunismo e o revisionismo.

Módulo V

A U.R.S.S.

Datas: Maio – Junho 2021

9) Documento de estudo

História do Partido Comunista (bolchevique) da URSS, edição de 1938.

10) Debate/Discussão

A sociedade Soviética

Discutir todo o período histórico desde a fase final do czarismo até à desagregação da URSS, incluindo a Revolução Bolchevique, a Guerra Civil e a construção do socialismo e da URSS, a Grande Guerra Patriótica, os processos de Moscovo e os ataques a Stalin, a degradação ideológica e organizacional do PCUS, a glasnot e a perestroika, e a derrota final do projeto soviético, entre outros.

Módulo VI

O Internacionalismo Proletário

Datas: Julho – Agosto 2021

11) Documento de estudo

Editorial Revista Comunista Internacional | Edição n.º 1.

12) Debate/Discussão

A Revolução Mundial

Estudar, numa perspectiva actual, os vários modelos da acção revolucionária pelo mundo. Discutir os posicionamentos e alinhamentos das organizações revolucionárias a nível mundial. Analisar e assimilar exemplos válidos, em termos teóricos e práticos.

Nota: O último debate (número 12) sobre a Revolução Mundial foi enriquecido com as "Teses sobre o Internacionalismo Proletário e o Movimento Comunista Internacional" do Alavanca e com a presença (a nosso convite) neste debate de camaradas da KO (sigla alemã da Organização Comunista da Alemanha), uma organização marxista-leninista fraternal com quem estabelecemos laços de amizade.


Programa de formação ideológica que cumpriremos em 2022 (com a duração de um ano):

1 - Albânia - livro "Imperialismo e Revolução" (1978, Enver Hoxha).

2 - Mulher Proletária - "Teses sobre a emancipação da mulher" (2018, VI Congresso do PCM, Partido Comunista do México).

3 - PREC - livro "A verdade e a mentira sobre a Revolução de Abril" (1999, Álvaro Cunhal).

4 - Sindicatos - "Sobre as greves" (1899, Lenine).

5 - Cuba - "O socialismo e o homem em Cuba" (1965, Che Guevara).

6 - Lenine - "O Estado e a Revolução" (1918, Lenine).

7 - Internacionalismo Proletário - Debate sobre o Internacionalismo Proletário.

8 - KKE - livro "Questões teórias sobre o programa do KKE" (por volta de 2013, CC do KKE, Partido Comunista da Grécia).

 9 - RDA - documentário da KO (Organização Comunista da Alemanha) chamado "Das Andere Leben", "Uma outra vida", sobre a vida na República Democrática Alemã.

10 - Marx - livro "Salário, Preço e Lucro" (1865, Marx).

11 - URSS - "Teses sobre o socialismo" (XVIII Congresso do KKE de 2008, CC do KKE, Partido Comunista da Grécia).

12 - Stalin - livro "Princípios do leninismo" (1924, Stalin).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Crítica a Francisco Martins Rodrigues e à sua corrente ideológica - parte 1

Introdução à crítica a FMR e à sua corrente ideológica Nós achamos natural que muitos comunistas honestos - e temos encontrado alguns casos desses ultimamente - julguem positivamente Francisco Martins Rodrigues, numa leitura inicial do seu livro "Anti-Dimitrov", por ignorância e desconhecimento das verdadeiras ideias políticas e ideológicas deste ideólogo que deixou não apenas escritos das suas ideias mas também realmente uma corrente ideológica que ele próprio estruturou em vida e que continua a existir até hoje (em vários grupos políticos que existem em Portugal). E porque acreditamos que a apologia infundada e a ausência de crítica a Francisco Martins Rodrigues (FMR) vem da ignorância das suas ideias achamos melhor começar a nossa crítica anotando citações essenciais do seu pensamento (nos seus artigos essencialmente da revista Política Operária de 1985 em diante) que se pode resumir pelas suas próprias palavras a um "anti-stalinismo de esquerda". Estas citações ...

Factos sobre o PREC - parte 1

 Dedicatória. Aos camaradas Carlos Costa, Abílio Martins, João Tomás, João Salazar e José Manuel Almeida. Pelo que aprendemos com vocês, pela crítica e auto-crítica revolucionárias e por lutarem sempre pelo socialismo. 1 - Que classes representavam os partidos. As forças que se consolidaram depois do golpe militar de 25 de Abril de 1974 e mais ainda depois da derrota de Spínola (11 de Março de 1975) eram no essencial as forças dos trabalhadores e as forças da burguesia, com um papel destacado para as forças da pequeno-burguesia que vacilaram decisivamente em favor da burguesia. O mesmo é dizer que as forças dos trabalhadores procuravam chegar ao socialismo e as forças da burguesia procuravam manter o capitalismo, uma vez que substituir o fascismo por uma democracia burguesa é manter o capitalismo. O auge da luta de classes que caracterizou o Processo Revolucionário em Curso (PREC) significou que naquela época (entre 1974 e 1975) a correlação de forças entre revolução e contra-revol...

Alavanca: Critique du parti communiste d'Israël

Remarque : Nous remercions le camarade Nic Enet pour cette traduction. L'esprit révolutionnaire des partis communistes se manifeste dans le fait que les communistes ne se contentent pas de réformer, d'embellir et de déguiser les injustices de la société actuelle (qui est capitaliste pratiquement partout dans le monde), les communistes luttent toujours pour des objectifs ultimes, la construction d'un monde nouveau et le renversement du monde actuel. Réformer le capitalisme, c'est en fait embellir et déguiser les injustices de la société actuelle, c'est en fait défendre le capitalisme et éterniser l'esclavage salarié des travailleurs. C'est encore plus vrai dans un pays comme Israël, qui, en perpétrant un génocide contre les Palestiniens de Gaza, est un exemple extrême du capitalisme, le plus extrême depuis l'Allemagne nazie. L'État génocidaire d'Israël est un danger existentiel pour les Palestiniens car il veut les exterminer (un large consensus m...